ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Ministradas dentro do horário regular de aulas.

NATAÇÃO

         A natação contribui para o desenvolvimento integral do ser humano, nos aspectos cognitivo, emocional e social. Melhora o aspecto físico, a resistência do organismo e ajuda na prevenção de doenças, principalmente as respiratórias.
         A natação para crianças de 2 a 3 anos é praticada  de forma lúdica e recreativa, sem compromisso com a técnica. Para crianças de 3 a 5 anos, a adaptação ao meio líquido acontece juntamente com o trabalho dos fundamentos da respiração, flutuação e deslocamentos. Na fase de aprendizado, para crianças de 5 a 10 anos, são trabalhadas as pernadas, braçadas e respiração dos 4 estilos: crawl, costas, peito e borboleta.

JUDÔ

A técnica do judô consiste basicamente em usar a força do oponente para derrubá-lo. Não são permitidos chutes ou socos e as lutas duram cinco (para homens) ou quatro minutos (para mulheres). Os combates de judô podem ser vencidos de vários modos, dependendo dos golpes realizados ou infrações aplicadas. Mas o meio mais direto de se chegar à vitória é pelo ippon, o golpe perfeito, em que o adversário é levado a cair de costas contra o do Jô ou imobilizado por 30 segundos. Se a luta acabar sem que haja o golpe decisivo, o árbitro principal e dois juízes de mesa apontam o ganhador, dependendo de quantos golpes e quantas punições foram dadas a cada atleta.
         Nossas aulas têm como objetivo resgatar o respeito, disciplina e  socialização entre os alunos, aplicando os princípios básicos enfatizados na filosofia oriental.

GINÁSTICA ARTÍSTICA

 A Ginástica Artística desempenha um papel importante na formação das habilidades básicas e especificas, voltada para a aquisição da aprendizagem motora.
        Através das aulas, é possível desenvolver a força, a coordenação motora, o equilíbrio, a flexibilidade, a percepção espacial e o ritmo. Todos estes fatores levam a integração e a cooperação do grupo, pois é necessário utilizar-se da ajuda mútua para o desenrolar das atividades.
        Além das habilidades físico-motoras, a Ginástica Artística tem como objetivo estimular a coragem, a autoconfiança, a cooperação, o espírito de iniciativa e a liderança.
         As aulas são desenvolvidas através de seqüências pedagógicas, explorando a ludicidade e respeitando a individualidade e a faixa etária de cada criança.
         A Ginástica Artística é ministrada a partir do 1° ano.

BALLET

        Na escola o balé é uma modalidade da dança adotada na educação infantil para as meninas visando um enriquecimento de possibilidades motoras para alcançar um desenvolvimento integral. A dança é repassada com atividades que transmitam sensação de alegria através dos movimentos, promovendo uma livre expressão corporal e um espírito socializador.
        São utilizados  passos de balé clássico, mas a ênfase maior se dá a partir do conhecimento das diversas possibilidades corporais diante de desafios enfrentados pelas crianças no decorrer das aulas. O centro das atividades é a criança, seu interesse e sua expressão corporal são relevantes à aquisição de novas habilidades motoras pertinentes ao seu nível de desenvolvimento.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Além de ser responsável, dentre muitos aspectos, pelo desenvolvimento motor das crianças, vale ressaltar também a importância do exercício físico para a saúde, conhecer e dominar o próprio corpo, auxiliar no desenvolvimento da inteligência ou cognição, estimular as relações com as outras pessoas e desenvolver competências como comportamentos saudáveis, atitudes e valores.

ARTE

Aulas de arte promovem a criatividade e estimulam a imaginação das crianças. Aulas de arte na primeira infância ajudam os alunos a desenvolver e expandir sua atenção aos detalhes.

MÚSICA

Crianças que recebem aulas de música regularmente ampliam suas capacidades cerebrais pelo resto de sua vida adulta. Esse processo de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades se dará através de diversas atividades musicais, apreciações, jogos e brincadeiras, todas embasadas em diferentes metodologias e abordagens pedagógicas musicais.

 

INGLÊS

Atualmente, o aprendizado de uma segunda língua é fundamental, falar um outro idioma no mundo globalizado ajuda a ampliar seus conhecimentos e traz muitos benefícios. Quando uma criança estuda inglês, ela estimula as suas funções cognitivas, o que, consequentemente, facilita o aprendizado de outras disciplinas.